INSTITUCIONAL

Missão: Prestar a função pública delegada de forma ágil, eficiente e segura.

 

Visão: Demonstrar continuamente a importância dos serviços registrais contribuindo para a segurança jurídica nos tratos negociais na sociedade.  

 

Valores:

Ética e probidade - no laborar

Comprometimento e responsabilidade - com colegas e sociedade

Inovação e atualidade - nos meios utilizados para o trabalho

Transparência e Eficiência  - no cumprimento das função

Segurança Jurídica - na prestação do serviço público delegado

Sustentabilidade - com preservação do meio ambiente e reduções de materiais 

 

 


Quem Somos

A EQUIPE

O Registro de Imóveis da 2ª zona de Pelotas-RS exerce suas atividades prezando garantir a segurança jurídica nas relações privadas, que envolvam os imóveis pertencentes à sua circunscrição (incluem-se os Municípios de Morro Redondo e Capão do Leão).


O cartório de Registro de Imóveis é o repositário de todas as relações imobiliárias, trazendo os proprietários e os eventuais ônus dos imóveis.


Todas as informações sobre determinado imóvel estão na sua matrícula (ou transcrição se ela ainda não tiver sido aberta).


Você sabia que existe a CNIB (central nacional de indisponibilidade de bens) e que por meio deste canal os Registros de Imóveis realizam a cada duas horas as averbações de indisponibilidade dos bens? O que isso quer dizer? Que mesmo você tendo realizado a escritura pública de compra e venda em um tabelionato e não vier registrar, este imóvel pode ser penhorado ou sofrer outra constrição (ou mesmo alienação), pois somente é dono quem registra o título! Por essa razão o mais seguro é já registrar, desde logo, o seu título (contrato ou escritura pública).

 

Os documentos que informam a transferência da propriedade, como as escrituras públicas, constituem somente o início da transação, não constituindo a pessoa como proprietária do imóvel, não há aqui direito real oponível a terceiros. Isto é, se o vendedor alienar o bem a outro e este registrar antes, o simples fato de você ter uma escritura não lhe outorga o direito de ficar com o bem (no Direito chamamos de direito de sequela).


A escritura apenas lhe fornece direito pessoal, enquanto que com o registro se adquire direito real sobre o bem.


A única forma de se tornar proprietário é registrando seu título, e essa segurança, que atesta que o imóvel é seu, somente é possível obter através do Registro de Imóveis.


Desde a posse da nova titular, em 12 de agosto de 2019, Me. e Doutoranda Martiane Jaques La Flor, aprovada por concurso público de provas e títulos, com outorga em 3º lugar, o trabalho árduo e incansável da equipe do 2º Registro de Imóveis vem sendo aprimorado.


A busca é da excelência com informatização completa do acervo, redução de prazos com segurança jurídica e transparência na gestão.


A eco sustentabilidade é um dos pilares de sustentação numa gestão que preza pela responsabilidade ambiental.


A ética no desempenho da função com tratamento isonômico e de aplicação irrestrita da lei também é a característica do nosso serviço.








 

 

 


Equipe

GALERIAS

A cidade
Morro redondo